Henrique Pinto (1941-2010)

Henrique Pinto

Henrique Pinto

É com tristeza que soubemos da morte de Henrique Pinto, mestre de violão e exemplo para tantos profissionais espalhados por aí, autor de um método de iniciação ao violão amplamente adotado no Brasil.

Mais sobre o mestre:

http://www.musicosdobrasil.com.br/henrique-pinto

Site oficial:
http://hpviolao.sites.uol.com.br

No fórum de violão, em

http://www.violao.org/index.php?showtopic=10102

… muitas mensagens de condolência de músicos de todo o Brasil, entre elas:

“Este é o Annus Horribilis do violão. Não consigo nem manifestar o que estou sentindo, está passando um filme em replay na minha cabeça. Eu conhecia o Henrique desde 1982, estudei com ele e, sem contar todo o ensino, foi das pessoas que mais me puseram pilha para levar o violão a fundo. Quem foi seu aluno sabe, sem interferir de forma ostensiva na vida de seus alunos ele dava conselhos que só um pai muito desvelado e sábio poderia dar. Tinha respeito por gente que tinha 1/4 da idade dele. E foi, sem sombra de dúvida, a figura mais influente do violão clássico no Brasil nos últimos 40 anos. Se o Brasil toca violão desse jeito, deve muito ao Henrique. Que desolação, ficamos todos órfãos.”

(Fábio Zanon)

13 comentários em “Henrique Pinto (1941-2010)

  1. Muito triste que o grande professor tenha ido embora… Só ele pra tirar leite de pedra e, com paciência, didática e muuuita técnica de ensino, me fazer tocar um pouco de violão. Fica um buraco. Que fique em paz.

  2. Obrigado professor Henrique Pinto, graças a vc eu descobri mais um membro de meu corpo, meu violão, fica a tristeza e um vazio grande dentro do peito, mais ao estudarmos seus metodos, matará a saudade que nos resta…fica na Paz que o Senhor te acolha em Teus braços… agora a orquestra dos anjos conta com mais um integrante de peso.

  3. Requiem aeternam dona eis Domine.Grande mestre, repousa com sua musica e sua capacidade de incentivar todos ao estudo e à dedicação necessária para fazer boa música. A voce devo a vontade de estudar o repertório internacional de violão e sua relação com a música vocal. Fica a saudade e o respeito de todo o Coral Luther King .

  4. O Professor Henrique Pinto fica eternizado através dos seus métodos, da sua história para o violão e pela sua crença em relação à sua metodologia de ensino. Obrigado Mestre, por me ter dado a oportunidade de aprender com você. Fica uma grande lacuna na didática do violão erudito. Sentirei saudades das nossas aulas e conversas!!! Muito Obrigado!!!

  5. Durante os quatro anos que estudei sob orientação de Henrique Pinto pude observar o conhecimento, a profundidade da argumentação, a coerência e a enorme habilidade do mestre diante das dificuldades do aluno. Tudo isso sem a afetação e a soberba que atingem muitos músicos que se põe adiante da música e dos grandes autores. Pois é, Henrique Pinto sempre se manteve sereno e objetivo diante do desafio de ensinar.
    Foi muito bom ter convivido com o Mestre!

  6. Obrigado Henrique por ter feito de mim um violonista melhor. Que o bom Deus com seu terno amor dê consolo aos seus familiares. A nossa dor é imensa e a de todos os que o conheceram. Grande violonista e um ser humano de um afeto imenso
    por todos nós.

  7. Estou em luto por saber que um grande mestre do violão se foi.Estudei pelos métodos desse grande professor, e hoje o violão é minha vida profissional.O Brasil perde esse grande homem.LUTO.

  8. Na década de 70, não me recordo muito bem o ano, fui a um recital no Masp assistir o Henrique Pinto em duo com o flautista Sagar, parece hoje, tal a lembrança. Um repertório cameristico de altíssima qualidade e execução primorosa dos solistas. Ainda, nessa época eu não estava envolvido com musica erudita da capital. Quando eu participei como bolsista do festival de Campos do Jordão em 1977 tive o primeiro contato com alguns alunos do Henrique, daquele momento em diante eu vi a possibilidade de ter aulas com o mestre. Apartir de 1978, eu degustei da melhor e mais saborosa orientação violonistica. Foram 10 anos sob orientação do Henrique. Praticamente todo o meu repertório foi reformulado, orientado e acompanhado por ele. Recordo que em 1987 quando consegui, o sonhado contrato de concerto para os EUA, CA e lembro até hoje a satisfação do maestro em trabalhar o concerto em fá maior de Karl Kohaut para violão e orquestra de camara, que ele sugeriu, em São Francisco – CA. Quando retornei ao Brasil, cheio de Henrique, trouxe um cheque-mate ao maestro. Contrato para retornar novamente em 1988 para EUA, desta vez para tocar o Concierto de Aranjuez de J. Rodrigo. Foi um grande desafio para o meu trabalho como instrumentista e o otimismo, incentivo e a credibilidade do Henrique em trabalhar a obra comigo em apenas 6 meses. Confidente de seus problemas pessoais, amigo de piadas, de refeições em restaurantes e em minha casa, de festivais, do café na escola, ciclos e seminários, de criticas e homenagens, Luthies e professores, métodos e transcrições, do dedilhado certeiro, do melhor som e melhor ataque, da maior e melhor concentração de violonistas do Brasil, assim posso dizer, vai ser impossível deixar de lembra-lo. Hoje, levo o meu trabalho violonistico pelos quatro cantos do mundo com a absoluta certeza da riqueza herdada. Infelizmente ficou um “hiato” irrecuperável ao mundo do violão brasileiro. Eu externo o meu pesar e sentimento de profunda tristeza a seus familiares e …muito obrigado maestro pelo oficio “violonista”.
    Acácio Oliveira

  9. A fonte onde bebemoos muitas vezes conhecimentos musicais,técnica instrumental e principalmente sabedoria de vida secou.No seu lugar nasceu uma arvore frondosa cujos frutos são seus muitos alunos que se tornaram grandes musicos,excelentes professores ou felizes violonistas.
    Missão cumprida mestre.muito obrigada.
    Diná Mendes.

Deixe um comentário