Wanessa Dourado (1991-2024)

Wanessa Dourado

A jovem e talentosa musicista brasileira Wanessa Dourado faleceu em 27.01.2024. Wanessa era natural de São Paulo, violinista, rabequeira e compositora, cofundadora do Quarteto Fios de Choro, grupo de música instrumental, e havia sofrido um gravíssimo acidente de moto. Ela estava hospitalizada na Santa Casa de Ourinhos, SP:

Atuante na cena do Choro e do Forró Paulistano, desde 2017, com a gravação do disco “TRAMA” do quarteto Fios de Choro, Wanessa vem compondo e desenvolvendo seu trabalho autoral.

Já se apresentou no programa “O Brasil Toca Choro” da TV Cultura e foi premiada em 2º lugar no 15º Prêmio Nabor Pires Camargo de Indaiatuba em 2018.

Nota da Jasmim Manga Produções no Facebook:

A música brasileira perdeu hoje a violinista, rabequeira e compositora, Wanessa Dourado.

Wanessa tinha recém lançado seu álbum “Em Volta da Fogueira”, disponível nas plataformas de streaming.

Com uma carreira promissora pela frente, tragicamente interrompida, Wanessa deixa sua marca na música, além de ter somado de corpo e som ao crescente grupo de mulheres instrumentistas que abrem caminhos, buscam e demarcam cada vez mais seus espaços, com excelência técnica e artística, na cena musical brasileira.

Lamentamos profundamente e desejamos que os corações dos amigos e familiares sejam confortados nesse momento de dor.
Que seu som ecoe muito por aí…

Mais sobre Wanessa:

Foi homenageada no livro e exposição “50 Chorões em Caneta Esferográfica”, pelo bandolinista Alex Mendes(2019) e em 2020, lecionou para cordas no FIMUCA, festival que reuniu muitos professores e alunos de cordas populares como, Carol Panesi, Ricardo Herz, Nicolas Krassik. Desde então, criou o canal Violino Toca Choro, onde ensina um possível caminho para aprender o violino popular, através do choro. Apresentou seu primeiro show autoral, “Passagem”, em 2021 no Sesc Instrumental em São Paulo. Nesse show, Wanessa faz menção a sua trajetória no Choro e no Forró, trazendo ao palco a rabeca, o violino e a voz instrumental.

Seu Ensemble Choro Erudito (Ricardo Valverde, Wanessa Dourado, Marcos Paiva) pode ser ouvido clicando aqui.

Canal de Wanessa Dourado no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCquBoQIJKieNq_wIvaQXUaA

Fios de Choro

Sobre o Fios de Choro:

Fios de Choro surgiu em 2015 a partir do encontro de jovens músicos que iniciavam seus estudos no Choro. Com o desenvolver do trabalho, o grupo sentiu a necessidade de expandir sua linguagem, culminando em duas viagens de pesquisa em Pernambuco, o que resultou em uma sonoridade mais quente e viva, na integração do frevo ao repertório e em novas influências com os ritmos tradicionais da região como o Forró de Rabeca, Cavalo-Marinho, Maracatu e Ciranda.

(…) Em janeiro de 2020, o quarteto participou do Festival Jazz a La Calle em Mercedes, no Uruguai, se apresentando no palco principal, no Teatro 28 de Febrero, além de dirigirem uma oficina sobre o Choro – do contexto histórico a execução. Ainda no Uruguai, se apresentaram em Cabo Polonio e Montevidéu, fazendo contato direto com os gêneros tradicionais do carnaval uruguaio, a Murga e o Candombe.

Leia mais clicando aqui.

Um maravilhoso Programa Instrumental Sesc Brasil com Wanessa:

Um comentário em “Wanessa Dourado (1991-2024)

  1. Que perda! Jovem, alegre e muito talentosa! A assistimos em dezembro no Festival Chorando sem Parar, em São Carlos, SP.

Deixe um comentário