Zé Nogueira (1955-2024)

Ze Nogueira

O blog de Mauro Ferreira fala sobre o falecimento do músico Zé Nogueira:

Zé Nogueira levou a vida no sopro do sax soprano, sendo o único instrumentista brasileiro que tocava exclusivamente esse tipo reto de saxofone. Mas, como se sabe, a vida é também um sopro. E a do saxofonista e produtor musical carioca José Augusto Nogueira (21 de julho de 1955 – 26 de abril de 2024) se extinguiu na madrugada de hoje. O artista tinha problemas de coração – até então sob controle – e não resistiu a uma convulsão, de acordo com o produtor Marcus Preto. Tinha 68 anos e morava na cidade natal do Rio de Janeiro.

Até às 23h de ontem, Zé Nogueira trocou mensagens com Marcus Preto, com quem formatou Rasgamundo, o álbum que o grupo Boca Livre lançará em 17 de maio com inédito repertório autoral.

Com a morte inesperada de Zé Nogueira, o quarteto carioca lançará o disco sem a presença física deste músico e produtor tão associado à discografia do Boca Livre – com quem trabalhou desde o começo da carreira do grupo – e à trajetória do vocalista Zé Renato, cujo álbum solo Bebedouro (2018) foi produzido pelo saxofonista, para citar um entre tantos possíveis exemplos dessa longa e forte conexão musical.

“Eu perdi um irmão e o Brasil, um dos maiores músicos de todos os tempos”, lamentou Zé Renato em rede social.

Leia mais clicando aqui.

Depoimento de Itamar Assiere nas redes sociais:

Eu ainda era um estudante, e tinha que acordar às 6 da manhã pra ir à escola. Era despertado por meu pai e pelo alarme do rádio-relógio, que estava sintonizado na Globo FM, 92,5 aqui no Rio. Uma das poucas rádios FM com uma programação de qualidade na época.
Já tinha até minha carteirinha profissional provisória de músico, e já estava ligado na música instrumental.
O incômodo de acordar tão cedo era amenizado por uma vinheta linda, numa onda fusion, bem tranquila, tocada com teclado, percussão bem leve e sax soprano, e finalizada com as vozes de Zé Renato e Cláudio Nucci.

E esse sax soprano nos deixou hoje.

O grande Zé Nogueira, da Banda Zil, de tantas produções junto com o Paulinho Albuquerque, do Free Jazz e dos festivais que o sucederam.
Descanse em paz esse querido colega de profissão. Meus sentimentos a toda a família e aos seus parceiros na Zil.

Deixe um comentário