Luizinho Duarte: Falecimento

Luizinho Duarte

De acordo com o Diário do Nordeste, o compositor e multi-instrumentista Luizinho Duarte, fundador da Marimbanda, faleceu na madrugada de 28.04.2022 aos 68 anos:

Luizinho deixa extenso legado para o cancioneiro nacional. Em comunicado divulgado pela família e os amigos, o velório acontecerá no Theatro José de Alencar ainda nesta quinta, a partir das 10h30.

A última atividade musical registrada envolvendo o artista aconteceu no último dia 8, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Trata-se de um registro em audiovisual de um show-depoimento com canções dele. Na ocasião, Luizinho contava da larga experiência na música nacional. O material, inédito, está salvaguardado.

Fundador da Marimbanda, Luizinho Duarte é considerado um mestre da música. Baterista, violonista, professor, compositor e arranjador de grande experiência no cenário brasileiro. Trabalhou com nomes como Maria Bethânia, Elza Soares (1937-2022), Leila Pinheiro e, anteriormente, Tim Maia (1942-1998), entre outros. Fez ainda a gravação do DVD e turnê nacional do trabalho que uniu Fagner e Zeca Baleiro, no projeto “Raimundo Fagner e Zeca Baleiro – Ao Vivo”.

Leia mais clicando aqui.

Nota da Secretaria de Cultura do CE:

Com muita tristeza, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) comunica, nesta quinta-feira (28/4), a partida do nosso querido Luizinho Duarte, multi-instrumentista, compositor, maestro, arranjador e fundador da Marimbanda.

Luizinho Duarte

Um mestre. Com genialidade e elegância, ele marca a história da música cearense e da música nacional. Não há quem não tenha uma boa lembrança ou uma gostosa canção no peito e na memória para sempre lembrar e festejar Luizinho.

Um artista que soube viver e sentir a arte. No comando da bateria ou violão, era comum vê-lo fechar os olhos. Enquanto tocava, tinha um universo todinho ali dentro.

Compositor profícuo, Luizinho tinha grande facilidade em criar melodias e explorar uma variedade de ritmos. Deixa um rico legado de composições próprias junto aos parceiros da Marimbanda, grupo fundado em 1999. (…)

Leia a nota completa clicando aqui.

Luizinho Duarte

Nota da Prefeitura de Fortaleza:

(…) Exímio instrumentista, intérprete, arranjador, baterista, violonista, percussionista, Luizinho possuía mais de 50 anos dedicados à música. Suas atividades também se destacavam na área do ensino da música e da composição. Foi um compositor prolífico de melodias fortes e ritmos coloridos. Um verdadeiro Tesouro Musical.

Era especialista em música instrumental brasileira, com destaque para os ritmos e gêneros urbanos, rurais e regionais como o baião, o xote, o frevo, o choro e o samba. Luizinho utilizava uma linguagem universal sem menosprezar as especificidades da sua cultura.

Compôs mais de 500 músicas. Dirigiu e participou dos grupos Só com Z Trio, Metalira Big Band e Gargalhada Choro Banda. Foi maestro no Projeto da Orquestra de Barro de Cascavel (Uirapuru), professor na Orquestra de sopros de Pindoretama. Fundador, maestro, integrante e principal compositor do quarteto instrumental Marimbanda. (…)

Leia a nota completa clicando aqui.

Para sempre Luizinho e Marimbanda

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s