Pery Ribeiro (1937-2012)

Pery Ribeiro

Pery Ribeiro

Infelizmente, foi confirmada a notícia de que o cantor e compositor Pery Ribeiro faleceu na manhã desta sexta-feira [24.02.2012], aos 74 anos, vítima de um infarto, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro:

De acordo com a esposa de Pery, a empresária Ana Duarte, ele estava internado havia 30 dias no Hospital Universitário Pedro Ernesto para tratar de uma endocardite e tinha alta programada para esta semana. “Hoje [sexta-feira] pela manhã fomos surpreendidos com esse infarto fulminante”, lamentou Ana, casada há 20 anos com o artista. Ele deixa dois filhos: Paula, do seu primeiro casamento, e o produtor de comerciais Bernardo Martins.

Mais no portal G1, clicando aqui.

Site oficial…

http://www.peryribeiro.com/

… onde consta sua biografia:

Pery Oliveira Martins iniciou sua carreira artística aos três anos de idade, participando da dublagem de filmes de Walt Disney, ao lado de sua mãe Dalva de Oliveira, que interpretava Branca de Neve, o pequeno Pery dava a voz ao anão Dengoso.

Em 1941, com quatro anos de idade, apresentou-se no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Aos 5 anos, em 1942, participou de “It’s All True”, o filme inacabado de Orson Welles, escrito e dirigido por Orson e filmado no Brasil, durante o período da Campanha de Boa Vizinhança dos EUA com os países aliados na 2ª guerra.

Atuou, em 1944, no filme “Berlim na batucada”, de Luís de Barros.

Em 1959, trabalhando na TV Tupi (RJ) como cameraman, foi convidado para participar do programa de Paulo Gracindo na Rádio Nacional. Assumiu o nome artístico de Pery Ribeiro, seguindo sugestão de César de Alencar.

No ano seguinte, Dalva de Oliveira gravou sua composição “Não devo insistir” (com Dora Lopes). Ainda em 1960, gravou seu primeiro disco, um compacto duplo contendo a canção “Sofri você” (Ricardo Galeno e Paulo Tito), entre outras.

Leia mais clicando aqui.

Em 2010, a Rede Globo fez uma homenagem aos pais de Pery e ícones da música brasileira, com a minissérie “Dalva e Herivelto”. Pery foi vivido por Gabriel Moura e Thiago Fragoso. Veja diversos posts sobre o programa no blog Televisão é Magia:

http://telemagia.wordpress.com/?s=%22Dalva+e+Herivelto%22

Última entrevista de Pery:

http://revistaepoca.globo.com/cultura/noticia/2012/02/pery-ribeiro-fala-do-centenario-do-pai-herivelto-martins.html

.

.

Publicidade

Um comentário em “Pery Ribeiro (1937-2012)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s