Relembrando Cacilda Borges Barbosa (1914-2010)

A nota sobre sua morte [em agosto de 2010] passou quase despercebida pois não apareceu em noticiários ou obituários, muito menos na internet. Calcilda Borges Barbosa era talentosa compositora e arranjadora de canções como “Procissão da Chuva”, uma de suas mais conhecidas. No Wikipedia:

Cacilda Borges Barbosa (Rio de Janeiro, 18 de maio de 1914 a 6 de agosto de 2010) foi uma maestrina, compositora, pianista e professora brasileira de música erudita e, no início de sua carreira, também de música popular. Aluna de composição de Antônio Francisco Braga na Escola Nacional de Música, Cacilda pertence à geração de autores que estenderam sua produção entre 1940 e o início do século XXI.

Tendo integrado a equipe de músicos que participaram dos projetos educacionais de Heitor Villa Lobos desde 1930, Cacilda chegou a dirigir o Serviço de Música do Rio de Janeiro, que Villa havia fundado, e foi a primeira diretora do atual Instituto Villa Lobos do Estado do Rio de Janeiro. Na década de 1950 foi professora de música de câmara da Escola Nacional de Música e, até os anos 1990 lecionou composição no Conservatório Brasileiro de Música, ritmoplastia na Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e deu aulas em muitas outras escolas de música de todo Brasil.

Leia mais clicando aqui.

Leia mais sobre Cacilda aqui:
http://www.dicionariompb.com.br/cacilda-borges-barbosa

Um comentário em “Relembrando Cacilda Borges Barbosa (1914-2010)

  1. Promovido por um grupo de amigos e admiradores da Maestrina Cacilda Borges Barbosa, falecida em agosto de 2010, um Tributo a Cacilda, terá lugar na terça -feira 17 de maio , às 18:00 horas, na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, na Rua do Passeio, 98.
    A Música de Cacilda será ouvida, pelos seguintes intérpretes: Cláudia Lopes da Silva, Helder Parente, Ingrid Barancoski, Lina Santoro, Nailson Simões e Solange Pinto Mendonça, e, ainda, por alunos da Escola de Música da UFRJ, da UNIRIO, e, do Solar do Som de Maringá, PR que representarão os jovens músicos para cuja formação Cacilda tanto contribuiu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s