Fabian Chacur (1962-2023)

Fabian Chacur

Faleceu, em 12.09.2023, o jornalista e crítico musical Fabian Chacur. No Blog do Arcanjo:

Fabian Chacur, grande jornalista e crítico musical que dedicou sua vida à música, sua grande paixão, aos 62 anos, vítima de um infarto fulminante em Jaú, no interior de São Paulo.

Desde 2006, Chacur era editor do site Mondo Pop, criado por ele e no qual se dedicava à edição e redação de textos e críticas sobre músicas, desde notícias até resenhas de CDs, DVDs, álbuns digitais, entrevistas e reportagens especiais. Homem culto, era dono de uma rara coleção de LPs, CDs e DVDs e também um exímio guitarrista.

Sua morte foi divulgada pelo site Mondo Verde, também criado por Chacur, dedicado ao Palmeiras, seu time de coração. “É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento nesta tarde do Fabian Chacur, vítima de um infarto fulminante, em Jaú-SP. Além de um excelente jornalista musical, o Fabian era um apaixonado pelo Verdão e um dos idealizadores do Mondo Palmeiras (Mondo Verde), em 2006”, informu a publicação na noite desta terça, 12. “Dono de uma inteligência rara e um texto maravilhoso, ele animou muita gente com o seu amor incondicional pelo Palmeiras numa época em que ser palmeirense não era nada fácil.Também não será fácil tocar a vida sem o Fabian. Vai fazer muita falta”, diz o comunicado.

Formado na Faculdade Cásper Líbero na turma de 1980, Fabian Chacur fez história no caderno cultural do jornal Diário Popular, de 1988 a 1995, quando entrevistou grandes nomes da música, como Cazuza, Milton Nascimento e Tom Jobim, entre outros, e teve dedicação especial ao rock. No jornal, cobriu grandes eventos como as edições do Hollywood Rock, o Rock In Rio 1991, e duas edições do Phillips Monsters Of Rock.

Leia mais clicando aqui.

Textos de Chacur:
https://www.mondopop.net/author/fabian-chacur/

Fabian Chacur

Por Célio Albuquerque, editor do livro “1979: O Ano que Ressignificou a MPB”, nas redes sociais:

O coração de um homem de coração generoso parou de pulsar no dia 12 de setembro: Fabian Chacur deixa o seu e o nosso Mondo Pop órfão.

Profissional respeitado, Fabian foi um dos últimos tripulantes a embarcar na nau 1979 o ano que ressignificou a MPB. O financiamento coletivo para a edição do livro tinha alcançado sua meta. Mas, havia 90 e poucos LPs abordados. E porque não chegar aos 100?
Chris Fuscaldo, editora, Carlos Eduardo Lima, editor de textos, e Célio Albuquerque, organizador, entraram na viagem de chamar mais tripulantes.

E o nome da Fabian Chacor surgiu naturalmente. Competente, texto leve e bom de prazo. Não sabíamos que além disso o cara era gente boníssima.

Coube a Chacur o disco de 79 de Raul Seixas. Fez com maestria, sem firulas, nem olas desnecessárias.

Não conseguiu participar de nenhum dos lançamentos mas, estava sempre atento, trocando mensagens.

O jovem de 62 anos se foi. E 1979 terá sempre um lugar no coração para ele, seu Mondo Pop e todos as canções que ele tanto gostava.

Mais sobre “1979: O Ano que Ressignificou a MPB”: clique aqui.

Fabian Chacur

Deixe um comentário