Badeco, de Os Cariocas: Falecimento

Ainda estamos buscando informações sobre o falecimento de Emmanoel Furtado, o Badeco, um dos fundadores do grupo vocal Os Cariocas. Nada na mídia !? Muito triste…

A notícia foi veiculada por enquanto apenas no Facebook e, segundo um dos posts, o cantor foi sepultado às 15h de 10.10.2014 no Cemitério do Caju, onde foi velado.

No Facebook de Regina Oreiro:

BADECO, da primeira formação dos CARIOCAS, nos deixa hoje. Segue na luz BADECO , vc que foi a segunda voz e o violão que tanto contribuiu na história desse, que é o grupo vocal mais importante da música brasileira OS CARIOCAS.

O post foi encontrado aqui:
https://m.facebook.com/photo.php?fbid=780779241963986&id=100000957520977&set=
a.107598315948752.4815.100000957520977&source=48

Informações sobre Badeco no Dicionário Cravo Albin:
http://www.dicionariompb.com.br/badeco

Mais sobre Os Cariocas:
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Os_Cariocas

Site oficial:
http://www.oscariocas.com.br

Os Cariocas,  primeira formação

Os Cariocas, primeira formação

Update – Um belo texto da atriz Lúcia Verissimo encontrado no Facebook (https://m.facebook.com/lverissimo):

Lúcia Verissimo e Badeco

Lúcia Verissimo e Badeco

Nasci na praça Mauá, na década de 50, onde famílias que tinham recursos tinham seus filhos na Maternidade Pró-Matre, por ser de ponta e porque com seu pagamento ajudavam aos que não tinham recursos para na mesma maternidade serem atendidos. Essa já era uma excelente razão para meus pais decidirem que seria lá que minha mãe faria seu parto (cesária, por diversas complicações) e a segunda razão, também de um peso extraordinário, era a proximidade com o trabalho do meu pai.

A Pró-Matre ficava ao lado da RADIO NACIONAL onde meu pai passava a maior parte da vida dele em meio a vocalizações, arranjos, instrumentos…

Mas no dia 11 de julho, as 11h da manhã, foi Emmanuel Barbosa Furtado, o BADECO, que chegou primeiro e me colocou em seus braços, antes mesmo de meus pais.

Esse colo foi até hoje o lugar seguro que sempre recorri e onde com mais prazer eu ficava.

Badeco é o ensinamento da alegria, do deboche. Ele nos divertia com suas várias vozes, fazendo personagens engraçadíssimos. É o melhor e maior (com seus 1.68 m) amigo do meu pai há mais de 70 anos, ele e tia Ivone são os melhores amigos da minha mãe Yvonne Veríssimo e são muito mais que muitos de minha família pra mim.

Meu pai sempre diz, que depois de João Gilberto, Badeco é o maior violonista de bossa nova que existe no mundo e melhor vocalista de todos os tempos. Era dele a terceira voz do Os Cariocas.

Com ele também aprendi a paixão de ter uma oficina em casa, de consertar tudo, hoje até móveis fabrico na minha oficina caseira. Aprendi os primeiros acordes do violão. Ganhei dele o violão que era do Os Cariocas quando ele saiu do conjunto. Nesse violão, aos 5 anos de idade, colei um decalque de cavalo que ele carinhosamente cuidou até me entregar e lá está até hoje.

Foi meu companheiro nas noitadas de jazz e bossa nova por um Rio de Janeiro que não mais existe e acima de tudo foi e será um grande amor na minha vida.

Que Deus tenha compaixão da dor que nesse momento assola nossos corações e que ele tenha seu caminho de muita luz. 

Até mais meu Badequinho amado.

(Lúcia Veríssimo)

Update 01.03.2016 – Leia também:
Severino Filho, de Os Cariocas (1928-2016)

2 comentários em “Badeco, de Os Cariocas: Falecimento

Deixe um comentário