Zelito Miranda: Falecimento

Zelito Miranda

De acordo com o site iBahia, o cantor baiano Zelito Miranda morreu na madrugada de 12.08.2022 em Salvador:

A informação foi confirmada pela família do artista, que tinha 66 anos (*). Segundo o comunicado, a morte foi provocada por problemas no pulmão. No entanto, a doença não foi detalhada.

Ainda de acordo com a família do cantor, o corpo de Zelito será sepultamento na tarde desta sexta-feira, no cemitério Bosque da Paz, no bairro de Nova Brasília. A cerimônia está marcada para acontecer às 16h30.

Zelito faleceu com 40 anos de carreira e mais de 200 músicas no currículo. Ao longo da vida, ele defendeu a cultura e a tradição do forró. O artista deixa a esposa Telma, e as filhas Clarice, que espera a sua primeira neta, e Luiza.

Nascido no município de Serrinha, a 175km de Salvador, Cabeludo, como era conhecido e gostava de ser chamado pelos amigos, foi um artista multifacetado.

Embora sua intimidade com o triângulo tenha começado ainda na infância, aos 8 anos de idade, Zelito trilhou por vários caminhos, das artes plásticas, ao teatro, ao cinema até chegar a música e ao forró.

Começou na música aos 27 anos. Antes disso, ele fez parte da cultura alternativa da cidade natal, foi ator por 10 anos, era escritor e chegou a tocar MPB e rock.

Leia mais clicando aqui.

Zelito Miranda

(*) No site Metro1:

Zelito tinha 68 anos e faria aniversário em 30 de agosto.

Emocionada, a esposa de Zelito agradeceu os últimos momentos com ele. “Partiu na paz. Ele teve um momento de se despedir de mim, da filha”, afirmou. O cantor era pai de Luiza e Clarice, que está grávida.

O velório está marcado para 16h45, no Cemitério Bosque da Paz e será aberto para fãs, familiares e amigos. “Zelito gostava do público, gostava do palco. Não é justo que seja fechado”, disse Telma.

Zelito é natural do município baiano de Serrinha. Ficou conhecido como “rei do forró temperado”, por misturar estilos como o rock, jazz ao forró pé de serra. Entre seus sucessos nos mais de 25 anos de carreira, estão Fulorô, Forró na Casa do Zé e Trem do Forró.

Leia mais clicando aqui.

Lamont Dozier (1941-2022)

De acordo com o Correio Braziliense, o cantor, compositor e produtor Lamont Dozier morreu em 09.08.2022 aos 81 anos:

Nascido em Detroit em 1941, Dozier foi autor de vários sucessos da editora Motown, dedicada ao soul, além de ter assinado temas para nomes como Supremes, Isley Brothers ou Martha and the Vandellas.

Lamont Dozier

As canções que Lamont ofereceu para as Supremes, com a equipe de produção Holland–Dozier–Holland, ficaram muito conhecidas, como Where did our love go, Baby love e You keep me hanging on.

Leia mais clicando aqui.

No Wikipedia:

“Baby Love” is a song recorded by the American music group the Supremes in 1964 for their second studio album titled, Where Did Our Love Go. It was written and produced by Motown’s main production team Holland–Dozier–Holland and was released on 17 September 1964.

Baby Love topped the Billboard pop singles chart in the United States from October 25, 1964 through November 21, 1964

Leia mais em
https://en.wikipedia.org/wiki/Baby_Love
https://en.wikipedia.org/wiki/Lamont_Dozier

Ivan Peter: Falecimento

Ivan Peter

De acordo com o site O Liberal, o cantor Ivan Peter, de 72 anos, morreu na tarde de 07.08.2022. Ele passou mal na sua residência em Fortaleza (CE) e foi encaminhado ao Hospital do Coração, mas não resistiu:

O cantor e compositor, conhecido pelo hit “Tchau, tchau, amor”, nasceu em Sousa, no estado da Paraíba, mas ainda na adolescência se mudou para a capital cearense. Ivan Peter marcou sua voz em músicas românticas e bregas e chegou a gravar 15 álbuns.

Leia mais clicando aqui.

Sérgio Murillo (CE): Falecimento

De acordo com o Diário do Nordeste, morreu em 01.08.2022 o professor e músico Sérgio Murillo, nome da cena autoral de Fortaleza, com trabalhos gravados nas bandas Kizumba Trio e Rueiros:

O artista tinha 47 anos e integrava atualmente o grupo Old Lamp. Além dos amigos de banda, ele deixa uma filha de 15 anos.

Sérgio Murillo

O anúncio foi publicado nas redes sociais da banda. “É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso ente querido Sérgio Murilo Cerqueira Pessoa”, descreve a nota. (…) A causa da morte é atribuída a uma parada cardíaca.

Parceiro musical de Murillo e amigo desde os 16 anos, o guitarrista Ricardo Nobre Jr. descreve que a arte local perdeu um grande artista e uma pessoa ímpar. “O que me chegou foi que Sérgio passava por problema de pânico e estava procurando se tratar disso. Desencadeou algo que o deixou muito agitado e veio essa parada cardíaca”, explica.

Leia mais clicando aqui.

Não confundir com o cantor e compositor Sérgio Murilo (Moreira Rosa – Rio de Janeiro, 2 de agosto de 1941 — Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1992).

Marco Mattoli (1965-2022)

De acordo com o site da TV Cultura, morreu em 07.08.2022 o cantor e compositor Marco Mattoli aos 57 anos:

Ainda não foi revelada a causa do falecimento.

O músico paulistano foi o fundador do grupo de samba-rock Clube do Balanço em 1999. Dois anos depois, lançou junto aos colegas de banda o álbum “Swing & Samba-rock”, que contou com a participação de Seu Jorge, Ivo Meirelles, Erasmo Carlos e outros artistas da época.

Marco Mattoli

Além dos cinco álbuns com o Clube do Balanço, Mattoli produziu dois projetos solos em 1997 e 2018, intitulados “Balanço Bom é Coisa Rara” e “Samba do Marcos”. Antes da morte, estava à frente do selo Mundaréu da YB Music.

A notícia foi encontrada aqui.

Jorge Moraes: Falecimento

De acordo com o portal G1, o cantor de tecnobrega Jorge Moraes foi assassinado a tiros em 04.08.2022:

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o cantor de tecnobrega Jorge Moraes foi assassinado a tiros, dentro da casa onde morava no bairro do Jurunas, na periferia de Belém.

Jorge Moraes

O crime foi na quinta-feira (4). O corpo dele foi enterrado neste sábado (6) em um cemitério particular de Marituba, na região metropolitana de Belém.

Jorge Morais não tinha passagem pela polícia e o crime tem indícios de execução.

Leia mais clicando aqui.

De acordo com outra matéria do G1, o cantor paraense era um dos artistas responsáveis por popularizar o gênero do tecnobrega e chegou a vender lanches na porta de escolas da capital antes de ingressar na música. Leia mais clicando aqui.

Judith Durham (1943-2022)

Judith Durham

De acordo com o site iG, a cantora australiana Judith Durham morreu, aos 79 anos, em 05.08.2022 em função de complicações causadas por uma doença pulmonar:

A artista estava internada no Alfred Hospital, em Melbourne, capital costeira do estado de Victoria, no sudeste da Austrália.

Judith começou a carreira aos 19 anos, mas alcançou a fama depois de ingressar na The Seekers em 1963. O quarteto se tornou a primeira banda australiana a alcançar grande sucesso nas paradas e vendas no Reino Unido e nos Estados Unidos. Chegaram a ser vendidos 50 milhões de discos.

Autoridades australianas prestaram homenagens à cantora, como o primeiro-ministro Anthony Albanese descrevendo Durham como um “tesouro nacional e um ícone australiano”.

Leia mais clicando aqui.

Judith Durham

Lucas Guedes: Falecimento

Lucas Guedes

De acordo com o Estado de Minas, o cantor sertanejo Lucas Guedes de 32 anos, morreu em 04.08.2022, vítima de infarto:

Segundo a mulher, ele passou mal na noite de quarta-feira e teve um princípio de AVC (acidente vascular cerebral) e infarto. Na madrugada desta quinta, ele infartou pela segunda vez e faleceu.

O artista, conhecido pela música “Constelação de Cachaceiro”, estava na cidade de Porto Ferreira, em São Paulo, onde morava. “É meu amor você se foi….. Como dói”, escreveu sua mulher, Karina Santana, em uma rede social. “Eu ainda não tô acreditando!!! Como dói meu Deus”.

Leia mais clicando aqui.

No site Pleno:

Lucas Guedes, de 32 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (4) após ser vítima de dois infartos. Ele se encontrava internado em um hospital na cidade onde residia, em Porto Ferreira, São Paulo. A notícia do óbito foi comunicada por sua esposa, Karina Santana, nas redes sociais.

– É, meu amor, você se foi… Como dói. Eu ainda não estou acreditando. Como dói, meu Deus. Lucas Guedes, descanse em paz. Meu coração está despedaçado – lamentou em postagem no Facebook.

Leia mais clicando aqui.

Lipinho Chamega: Falecimento

Lipinho Chamega

De acordo com o site Alagoas 24h, o cantor Felipe Cardeal do Nascimento, conhecido como Lipinho Chamega, de 25 anos, morreu na madrugada de 05.08.2022 após se envolver em um acidente automobilístico na região central de Delmiro Gouveia, cidade do sertão alagoano:

A dinâmica do acidente não foi repassada à imprensa. Sabe-se, até o momento, que Lipinho pilotava a moto POP de cor vermelha e placa QWG6H92 quando perdeu o controle do veículo e atingiu a mureta que divide a Avenida Olavo Bilac.

Uma equipe do Samu chegou a ser acionada e prestou os primeiros socorros ao artista, que não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no local. Natural de Delmiro Gouveia, o cantor Lipinho Chamega lançou a música “Piseiro do mendigo” que foi hit em 2021 e chamou a atenção de vários artistas, a exemplo de João Gomes. Além de cantor, Lipinho era compositor e deixa várias músicas compostas por ele.

A notícia foi encontrada aqui.

No portal G1:
Cantor Lipinho Chamega morre em acidente de moto em Delmiro Gouveia, AL