Lonnie Smith (1942-2021)

Lonnie Smith

De acordo com o site Ritmo e Batidas, de Portugal, a Blue Note Records confirmou, em comunicado em 29.09.2021, o falecimento de Dr. Lonnie Smith, um dos mais celebrados mestres do Hammond B3 e um verdadeiro pilar do que ficou conhecido como “soul jazz”:

“É com pesar que a Blue Note Records anuncia a morte de Dr. Lonnie Smith, lenda do Hammond B3 e NEA Jazz Master. Smith morreu hoje na sua casa em Fort Lauderdale, Flórida. Tinha 79 anos. A sua morte foi confirmada pela sua manager, Holly Case. A causa foi fibrose pulmonar”.

“Doc era um génio musical, dono de um groove fundo e funky e um espírito jovial”, afirmou Don Was, presidente da Blue Note. Lonnie Smith começou a fazer-se ouvir em discos em meados dos anos 60, quando contava apenas 24 anos e foi chamado a gravar com gente como o saxofonista tenor Red Holloway ou o guitarrista George Benson em cujo quarteto Smith passou a ter um importante papel. A primeira gravação de Lonnie Smith para a Blue Note aconteceu na mesma altura, quando o seu órgão Hammond ajudou o saxofonista Lou Donaldson a ter um hit com “Alligator Boogaloo”. A sua própria carreira como líder começou no psicadélico ano de 1967 com o clássico Finger Lickin’ Good, álbum editado na Columbia que incluía covers de temas como ”Jeannine” de George Benson ou do hit “My Babe” que Willie Dixon escreveu para Little Walter em 1955.

Lonnie Smith

A longa ligação de Lonnie Smith à Blue Note começou depois em 1969 com o álbum Think! em que o organista liderou um ensemble que incluía músicos como o trompetista Lee Morgan ou o guitarrista Melvin Sparks. Nos álbuns seguintes – Turning Point (1969), Move Your Hand (1970) ou Drives (1970) -, Smith teve ao seu lado outros gigantes como o baterista Idris Muhhamad, os saxofonistas Bennie Maupin, Rudy Jones e Dave Hubbard tendo oferecido a sua visão de clássicos como “Eleanor Rigby” dos Beatles, “Sunshine Superman” de Donovan ou “Spinning Wheel” dos Blood, Sweat & Tears.

Leia mais clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s