Augusto Marzagão (1929-2017)

Augusto Marzagão

Augusto Marzagão

De acordo com o Globo Online, Augusto Marzagão, criador do Festival Internacional da Canção, faleceu na noite de 28.11.2017, no Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca:

Segundo Mariana, uma das netas de Marzagão, ele tinha mal de Parkinson e foi internado com pneumonia há cerca de 15 dias. O quadro se agravou e tiveram que induzí-lo ao coma. Ele morreu por insuficiência respiratória.

Marzagão nasceu em 1929, na cidade de Barretos, em São Paulo. Foi casado com três mulheres e teve dez filhos. Ex-seminarista, ele foi morar na capital paulista aos 18 anos, onde trabalhou como caixa no bar Olimpicus e, depois, como repórter policial no extinto jornal “O Tempo”. Lá, conheceu Jânio Quadros, de quem foi secretário particular durante seu governo em São Paulo (1955-59).

Quando Jânio assumiu a Presidência da República, em janeiro de 1961, Marzagão foi nomeado como diretor de Relações Públicas do Instituto Brasileiro de Café (IBC). No cargo, seu primeiro ato foi contratar o jogador Pelé como garoto-propaganda do café brasileiro. Em uma de suas viagens ao exterior, principalmente a Milão, Marzagão fez amizade no meio artístico italiano e foi convidado para participar do júri do Festival de San Remo. Lá, ele teve a ideia de realizar em moldes diferentes dos demais festivais do mundo o I Festival Internacional da Canção no Brasil.

Leia mais clicando aqui.

No Wikipedia:

Marzagão é tido como sendo o grande responsável pela “mexicanização” da programação televisiva da emissora brasileira SBT (Sistema Brasileiro de Televisão); em 1982 ofereceu a Silvio Santos a novela mexicana “Os Ricos Também Choram” e posteriormente o seriado de televisão Chaves. Já em 1990, Silvio Santos mostrou para Marzagão as dificuldades que estava tendo com a programação de sua emissora e pediu sugestões, Augusto ofereceu então as novelas Carrossel e Rosa Selvagem.

(…) Seu filho, Omar Marzagão, começou a carreira também na Televisa, como produtor da novela Maria do Bairro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s