Emílio Santiago (1946-2013)

Emilio Santiago

Emilio Santiago

É com imenso, mas imenso pesar que o Música (é Magia) Para Todos informa que faleceu aos 66 anos o grande cantor Emílio Santiago, que estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio:

A informação é do portal G1 e foi confirmada pela assessoria da unidade hospitalar. O sambista sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC), no dia 07 de março de 2013.

Leia mais clicando aqui.

Alcione e Emilio Santiago, mangueirenses e amigos

Alcione e Emilio Santiago, mangueirenses e amigos

Update = O enterro está marcado para as 11h desta quinta [21.03.2013], no Memorial do Carmo, no Caju, na Região Portuária. O velório do cantor começou por volta das 14h desta quarta-feira [20.03.2013] na Câmara Municipal do Rio, na região central da cidade, segundo o portal G1. A atriz Marilia Pêra e as cantoras Nana Caymmi, Zélia Duncan e Alcione, além do artista plástico Evandro Jr, foram alguns dos primeiros artistas e amigos do cantor a chegar no velório:

“Como é que o Brasil vai viver sem essa voz e como é que eu vou poder viver sem o meu amigo? E como é que eu vou poder viver sem o meu amigo? Sempre cantando juntos, desde a noite. Mas com certeza está com seu Luís e dona Hercília, que eram os pais dele que amavam muito ele, e junto com outros cantores fazendo uma festa para ele. A gente tem mais é que se conformar, e pedir a Deus que ele seja bem recebido pelos espíritos socorristas. Ele vai estar muito bem, nunca fez mal a ninguém, só cantou o amor e a beleza desse país. Agora vamos nos conformar e rezar para que fique tudo bem com ele”, disse a cantora Alcione, muito abalada, ao deixar o hospital às 11h15.

Muita tristeza no velório de Emilio Santiago em 20.03.2013

Muita tristeza no velório de Emilio Santiago em 20.03.2013

Leia mais clicando aqui.

Entre as últimas aparições de Emílio na TV estão o programa “Encontro Com Fátima Bernardes”, três dias antes de sua internação (veja os vídeos), e o programa de Jorge Perlingeiro na CNT, “Samba de Primeira”.

Emilio Santiago e Fatima Bernardes, 04.03.2013

Emilio Santiago e Fatima Bernardes, 04.03.2013

Emílio Sant´Anna Santiago nasceu no Rio de Janeiro em 06 de dezembro de 1946. Frequentou a faculdade de Direito na década de 1970, década em que também começou a cantar em festivais universitários e a participar de programas de calouros, chegando às finais num programa de Flávio Cavalcanti, na extinta TV Tupi. Do Wikipedia:

Trabalhou como crooner da orquestra de Ed Lincoln, além de muitas apresentações em boates e casas de espetáculos noturnas. Em 1973 lançou o primeiro compacto, com as canções Transa de amor e Saravá Nega, que ocasionou maiores participações em rádios e programas televisivos.

Santiago recebe, na categoria de Melhor Cantor MPB, o Prêmio Tim de Música Brasileira 2008, em cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 28/05/2008

Santiago recebe, na categoria de Melhor Cantor MPB, o Prêmio Tim de Música Brasileira 2008, em cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 28/05/2008

O primeiro LP foi lançado pela CID em 1975, com canções esquecidas de compositores consagrados como Ivan Lins, João Donato, Jorge Benjor, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Marcos e Paulo Sérgio Valle, dentre outros.

Transferiu-se no ano seguinte para a Philips/Polygram, permanecendo neste selo até 1984, pelo qual lançou dez álbuns – todos com pouca repercussão. Foi escolhido como melhor intérprete no Festival dos Festivais, da TV Globo em 1985, com a canção Elis Elis.

Leia mais clicando aqui.

Emílio Santiago recebendo de Debora Bloch o prêmio de melhor cantor de MPB (22º Prêmio da Música Brasileira, Teatro Municipal do Rio, 06/07/2011)

Emílio Santiago recebendo de Debora Bloch o prêmio de melhor cantor de MPB (22º Prêmio da Música Brasileira, Teatro Municipal do Rio, 06/07/2011)

No Dicionário Cravo Albin:

Em 1970, ingressou na Faculdade de Direito. Participou de um festival em sua faculdade, interpretando três canções. Os jurados – Marlene, José Messias, Taiguara, Marcos Valle e Mariozinho Rocha, entre outros – classificaram duas das canções apresentadas pelo quase bacharel em 2º e 3 º lugar e o contemplaram com o Prêmio de Melhor Intérprete. Participou, em seguida, do programa “A grande chance”, de Flávio Cavalcanti, transmitido pela TV Tupi, interpretando a canção “Que bobeira” (Marcos e Paulo Sérgio Valle).

Leia mais aqui:
http://www.dicionariompb.com.br/emilio-santiago/biografia

Para quem não se lembra mais ou nem era nascido:

Vencedor do MPB Shell 1982

Vencedor do MPB Shell 1982

MPB-Shell 82 – Rede Globo:

1º lugar:
“Pelo amor de Deus” (Paulo Debétio e Paulinho Resende), interpretada por Emílio Santiago;

2º lugar:
“O fruto do suor” (Tony Osanah e Enrique Bergen), interpretada pelo grupo Raízes de América;

3º lugar:
“Doce mistério (Tentação)” (Tunai e Sérgio Natureza), interpretada por Jane Duboc;

4º lugar:
“Quero mais” (Marcelo Melo, Toinho Alves e Edinaldo Queiroz), interpretada pelo Quinteto Violado;

5º lugar:
“Eu te amo” (Sueli Costa e Cacaso), interpretada por Nana Caymmi.

Outras premiações:

Melhor Intérprete:
Cauby Peixoto (“Ria de mim”, de Guilherme Arantes).

Melhor Arranjo:
Dori Caymmi (“Embriagador”, de Fernando Leporace e Nelson Wellington, interpretada por Leny Andrade).

Melhor pesquisa:
Itamar Assumpção (“Denúncia dos Santos Silva Beleléu”, de Itamar Assumpção, interpretada pelo autor); Giordano Mochel Filho e Rosa Martins (“Auto do boi vagalume”, de Giordano Mochel Filho e Rosa Martins, interpretada por Mochel).

Fonte:
www.dicionariompb.com.br/festival-mpb-shell-tv-globo/dados-artisticos

No JB Online:

No ano de 1988, recebeu o convite de Roberto Menescal e Heleno Oliveira para gravar o primeiro disco de uma série chamada Aquarela Brasileira, a qual trazia releituras de sucessos brasileiros. Em ritmo acelerado, Emilio gravou 20 músicas em seis horas, para o espanto de todos os envolvidos no projeto, que teve sete volumes, e foi um estrondoso sucesso, com quatro milhões de cópias vendidas.

Emílio Santiago no hotel Hilton em 13/11/1994

Emílio Santiago no hotel Hilton em 13/11/1994

Santiago começou a ganhar prêmios, discos de ouro, platina e viajou para se apresentar em diversas cidades da Europa e Estados Unidos, com críticas positivas ao seu trabalho. O artista seguiu com sua carreira, lançando um tributo ao Dick Farney, no disco Perdido de amor, em 1995, e regravou clássicos do bolero espanhol em Dias de luna, de 1969.

Emílio Santiago e a cantora Alcione na Mangueira, 3ª colocada no Carnaval 2007, durante apresentação do grupo das campeãs, no sambódromo do Rio - 25/02/2007

Emílio Santiago e a cantora Alcione na Mangueira, 3ª colocada no Carnaval 2007, durante apresentação do grupo das campeãs, no sambódromo do Rio – 25/02/2007

Em 2000, lançou um CD chamado Bossa Nova, que apresentava canções do gênero. No ano seguinte, homenageou Gonzaguinha e, em 2003, celebrou João Donato. Em 2005, gravou O Melhor das Aquarelas, seu primeiro álbum ao vivo, com as músicas do projeto que o fizeram conhecido do público. O último trabalho de Emílio foi Só danço samba, gravado ao vivo.

Dois dos maiores cantores do Brasil, Cauby Peixoto e Emilio Santiago, em 1995

Dois dos maiores cantores do Brasil, Cauby Peixoto e Emilio Santiago, em 1995

Com seu estilo elegante, voz única, calma, plácida e ao mesmo tempo forte, o intérprete de Saygon, Lembra de mim e Verdade chinesa é considerado um dos grandes cantores da história do país.

O site do jornal A Tarde traz depoimentos de artistas sobre Emilio Santiago:

Em seu perfil no Twitter, o cantor Ed Motta afirmou: “O maior cantor do Brasil Emilio Santiago partiu para o plano espiritual. Nos céus ele sempre esteve é um gigante. Que tristeza meu Deus”.

Já o autor Aguinaldo Silva afirmou que o cantor era único. “Morreu Emílio Santiago, o último cantor de verdade do Brasil. Cantoras temos muitas, compositores também. Mas cantores… Ele era o único”, publicou.

Na Bahia, o músico Manno Góes também lamentou a perda. “A voz masculina mais linda do Brasil se calou. Vai em paz, Emilio Santiago. Sua voz eternizou Saigon, Verdade Chinesa, O Fantasma da Ópera…”, disse.

Leia mais clicando aqui.

Outros depoimentos:

Astrid Fontenelle: Acordo com a noticia da morte do cantor Emílio Santiago. Triste. Tinha um plano de estreitar a amizade. Seu canto era foda! RIP meu negão!

Lucas Lima: Putz, mais um dos fodas se foi… Emílio Santiago era um BAITA dum intérprete de samba, baita perda.

Paula Lavigne: Muuuuuito triste com a morte do queridissimo #emiliosantiago Grande voz, grande cantor, grande pessoa!

Luciana Mello: Partiu pra junto de Deus a voz mais bonita do Brasil!! #EmilioSantiago, vc será sempre meu ídolo, meu parceiro! Deus conforte a família…

Mariana Belém: Estou arrasada. Emílio era um dos meus ídolos e uma pessoa linda, elegante, doce. Não consigo acreditar. Que Deus o guie em paz. E que a família e amigos tenham força e fé para superar a dor. Obrigada, Emílio pela pessoa linda e cantor maravilhoso que você É.

Leia mais clicando aqui.

“Mascarada”, de Zé Ketti e do Elton Medeiros:

Diversos outros vídeos de várias fases da carreira do cantor:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/musica/noticia/2013/03/veja-videos-do-sambista-emilio-santiago.html

Momentos recentes do cantor:

A Assembleia Legislativa de Pernambuco entregou em 05.12.2012 o título de cidadão pernambucano a Emílio Santiago

A Assembleia Legislativa de Pernambuco entregou em 05.12.2012 o título de cidadão pernambucano a Emílio Santiago

Outro momento marcante em 2012:
Emilio Santiago no BR6 Convida, CCBB-RJ, 11.07.2012

Emilio Santiago no BR6 Convida - CCBB, 11.07.2012

Emilio Santiago no BR6 Convida – CCBB, 11.07.2012

Site oficial do cantor:
http://www.emiliosantiago.net/

Abaixo, alguns dos discos do cantor. Fotos de sua carreira e amigos podem ser encontradas em:
http://www.emiliosantiago.net/galeria/fotos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s