Wando (1945-2012)

Wando

Wando

O cantor Wando não resistiu a seu grave quadro coronariano e faleceu em 08.02.2012, apesar dos últimos boletins médicos que divulgavam que o quadro clínico do cantor vinha apresentando melhora: Wando já estaria acordado, se comunicando com médicos e parentes e já passando pelo processo de retirada da aparelhagem que o ajudava a respirar.

Do Wikipedia:

Wanderley Alves dos Reis nasceu em Cajuri em 02 de outubro de 1945. O apelido Wando foi dado por sua avó. Ainda pequeno mudou-se de Cajuri para Juiz de Fora, onde formou-se em violão erudito e começou a lidar com música por volta dos 20 anos. Nessa época já participava de conjuntos e se apresentava em bailes na região. Mais tarde muda-se para Volta Redonda (RJ), onde trabalhou como caminhoneiro e feirante.

Sua carreira de cantor iniciou-se em 1969 e o sucesso veio em 1973. Seu maior sucesso é Fogo e Paixão, lançado no álbum O Mundo Romântico de Wando, de 1988.

Em 27 de janeiro de 2012, Wando foi internado na CTI de um hospital em Belo Horizonte com problemas cardíacos graves. Ele passou por uma angioplastia de emergência e passou a respirar por aparelhos.

No dia 8 de Fevereiro, Wando morreu vitima de infarto.

Update 09.02.2012 – Leia também:
Filha de Wando expulsa Agnaldo Timóteo do velório do pai

No JB Online:

Morreu em Nova Lima (MG) o cantor Wando, de 66 anos, que estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital Biocor, com problemas cardíacos.

Na madrugada da última sexta-feira, o cantor tinha apresentado melhora e retirado o dispositivo de assistência respiratória. O cantor foi internado no dia 27 de janeiro

Na manhã desse mesmo dia, Wando realizou um cateterismo cardíaco devido ao quadro de angina (dores no peito causadas por falta de sangue no músculo cardíaco) e à constatação de que alguns de seus exames estavam alterados.
Wando realizou um cateterismo cardíaco devido ao quadro de angina Wando realizou um cateterismo cardíaco devido ao quadro de angina

Na madrugada do dia 28, no entanto, ele apresentou piora, precisando ser prontamente submetido a uma angioplastia coronariana de múltiplas artérias, sendo encaminhado ao CTI.

Leia mais clicando aqui.

Na terça, 07.02.2012, Katiuscia Czakaj, de 32 anos, esteve no Hospital Biocor, em Nova Lima, MG, para visitar o pai: a jovem mora na Alemanha.

Katiuscia , filha de Wando, em foto de Flávio Tavares (Futura Press)

Katiuscia , filha de Wando, em foto de Flávio Tavares (Futura Press)

Wando

Wando

Na Folha Online:

Ainda pequeno, mudou-se para Juiz de Fora, antes de partir para o Estado do Rio de Janeiro, onde construiu sua carreira.

Em Volta Redonda (RJ), Wando –apelido dado por sua avó– trabalhou como motorista de caminhão e feirante. Naquela época, já se dedicava ao violão e tocava em grupos de bailes locais.

Em 1973, foi descoberto por Nilo Amaro. Com ele compôs “O Importante é Ser Fevereiro”, canção gravada por Jair Rodrigues, que também deu voz a outra de suas canções, “Se Deus Quiser”. Roberto Carlos, Ângela Maria e Originais do Samba também interpretaram letras de Wando.

No mesmo ano, lançou seu primeiro compacto, com a música “Maria, Mariá”, e seu primeiro álbum, “Glória Deus No Céu e Samba na Terra”.

Mas foi em 1974, com o disco “Moça”, que conheceu o sucesso –vendeu 1,2 milhão de cópias. Ao lado da faixa título desse segundo trabalho, “Fogo e Paixão”, do disco “O Mundo Romântico de Wando” (1988), está entre os maiores hits do cantor.

Leia mais clicando aqui.

Leia também:
Morre cantor Wando, aos 66 anos

Relembrando Wando:
http://www.youtube.com/watch?v=2nTg5wkhLPo&feature=share

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s