Benito Maresca: Falecimento

Benito Maresca

Benito Maresca

De acordo com a Folha Online, morreu na manhã de sábado [11.06.2011] o tenor brasileiro Benito Maresca, aos 76 anos. Seu corpo foi velado no Cemitério Vila Mariana e cremado ontem [12.06.2011] no crematório da Vila Alpina, SP:

Grande especialista no repertório lírico italiano, Maresca começou sua carreira em 1955. Em 27 de outubro de 1962, cantou o papel de Pinkerton (de “Madame Butterfly”, de Giacomo Puccini), no Teatro Lírico de Equipe e, em 1964, fez sua estreia no Theatro Municipal de São Paulo, na ópera “Lucia di Lammermoor”, de Donizetti.

Em 1970, interpretou o papel de Pery na comemoração do centenário da estreia da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes.

Em 1974, voltaria ao papel no teatro Massimo, em Palermo. Em sua carreira internacional, chegou a cantar na Ópera de Viena e na Ópera Alemã de Berlim.

No concerto de reabertura do Theatro Municipal de São Paulo, hoje no fim da tarde, o maestro e diretor artístico Abel Rocha prestou uma homenagem ao tenor.

Além de Puccini, Donizetti, Verdi e Carlos Gomes, ele também tinha, em seu repertório, uma variedade de compositores como Strauss, Mozart, Bizet, Guarnieri, entre outros.

Professor até o fim da vida, Maresca formou uma geração de tenores.

A nota foi encontrada aqui.

Texto de João Luiz Sampaio no Estadão:

(…) As palavras faltam no momento para descrever o carinho que ele inspirava a todos nós amantes da ópera e as grandes atuações no palco, que minha geração conheceu apenas por meio de gravações e registros – e da conversa com quem teve o privilégio de vê-lo em ação. O timbre era incrível, a técnica, o legato, a musicalidade. Mas Benito não foi apenas um grande cantor. Como professor, ajudou a formar dezenas de cantores que hoje se destacam nos nossos palcos. Como jornalista, um dos grandes privilégios que tive foi poder entrevistá-lo, para o jornal e outros projetos. A família, nesse instante, está tentando organizar o velório. Assim que tiver mais informações, passo a vocês. Por enquanto, deixo todo o carinho para a família, os amigos, nesse momento tão difícil. Benito vai fazer falta. Jamais será esquecido.

Veja a nota original neste link.

2 comentários em “Benito Maresca: Falecimento

  1. Hoje, segunda feira às 15:04h recebi muito tardiamente a notícia que entristeceu meu dia.Meu adorável professor Benito Maresca havia falecido.Depois de minha última aula com com o Benito mês passado (26/05/11) decidi me afastar por um tempo das redes sociais por vários motivos, foi uma atitude infeliz da minha parte decidir dar um tempo/me alienar( se tivesse o feito teria sabido), porque ao ligar para o Edgar (pianista do Benito) para confirmar minha próxima aula fiquei sabendo da notícia que foi muito comentada não somente pelos alunos no Benito nas redes sociais mas também pelos principais sites do país.Foi uma perda não só para a Música e sim uma perda pessoal, eu que o estimava como professor e amigo.

    Conheci o Benito pessaoalmente em Janeiro de 2010 mas só fui ter aulas com o mesmo no início deste ano, mas desde 2010 que criei um vínculo, uma convivência constante mesmo que por telefone( ficava um bom tempo ouvindo conselhos do canto lírico e suas histórias engraçadas).Pude conhecer a pessoa maravilhosa de personalidade sincera e doce que mais tarde seria meu professor(mesmo que por pouco tempo), Benito era amigo do meu 1o professor de canto, André Lorieri o que aumentou ainda mais o grau de afinidade e admiração.

    Não tenho muito o que contar e sim desabafar e lamentar a perda de um ser humano fantástico e doce que nos deixou… e que se for parar e pensar eu diria assim: devia ter aprendido mais com o mestre mas principalmente devia ter convivido mais… Benito, saudades !!! =(

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s